Administração geralGestão de processos
- (FGV 2016)
A ISO (International Organization for Standartization) é uma organização não-governamental, fundada em 1947 na Suíça, que tem como função principal a elaboração de normas técnicas que promovam a padronização das práticas de boa gestão e o avanço tecnológico, além de ajudar na identificação de organizações que seguem essas regras. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pela elaboração e coordenação dessas normas, de acordo com as da ISO.
Entre as normas da família ISO, a NBR ISO 9001:2008 é responsável por:
A) descrever os fundamentos e o vocabulário de um sistema de gestão de qualidade, podendo ser usada como base para outras normas;
B) especificar os requisitos de um sistema de gestão de qualidade para a obtenção da certificação;
C) definir as diretrizes para a aplicação do sistema de gestão de qualidade, criando a vinculação com a lista do INMETRO;
D) esclarecer os modelos comportamentais dos funcionários de organizações que usam o sistema de gestão de qualidade, dentro dos padrões das organizações internacionais;
E) planificar os objetivos intangíveis do sistema de gestão de qualidade, influenciando positivamente no marketing.
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