Procura

Direito constitucionalRepartição de competências constitucionais


EXERCÍCIOS - Exercício 461

  • (FCC 2012)

Por meio de lei promulgada no ano de 1989, foi instituída a Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP) como fator de atualização dos créditos tributários daquela unidade da Federação. Considerada a repartição constitucional de competências entre os entes federativos, a legislação estadual paulista, nesse caso, é



A) ofensiva à competência privativa da União para legislar sobre sistema monetário e de medidas, títulos e garantias dos metais.


B) ofensiva à competência privativa da União para legislar sobre política de crédito, câmbio, seguros e transferência de valores.


C) exercício regular de competência concorrente para legislar sobre direito financeiro, observada a legislação respectiva existente no âmbito federal, uma vez que a norma federal funciona como norma geral, em relação à norma estadual.


D) exercício regular de competência comum para legislar sobre direito tributário, devendo a legislação estadual, contudo, ter sua aplicação restrita ao atendimento às peculiaridades dos créditos tributários daquela unidade da Federação.


E) exercício regular de competência suplementar para legislar sobre política de crédito, câmbio, seguros e transferência de valores, desde que o índice estadual não seja superior ao eventualmente existente na legislação federal.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 462

Vamos para o Anterior: Exercício 460

Tente Este: Exercício 483

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito constitucional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.60ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=1.10ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 6ms))