Procura

Direito constitucionalRepartição de competências constitucionais


EXERCÍCIOS - Exercício 147

  • (FCC 2015)

Lei estadual dispõe sobre a comercialização de artigos de conveniência e a prestação de serviços de utilidade pública em farmácias e drogarias. Seus dispositivos especificam os artigos de conveniência e os serviços de utilidade pública abrangidos. Essa lei


A) usurpa competência privativa da União para legislar sobre proteção e defesa da saúde, bem como sobre produção e consumo.

B) tem seus dispositivos enquadrados na noção de normas gerais, que se caracterizam pela definição de diretrizes e princípios amplos sobre dado tema.

C) não viola o direito à saúde, porque obstar a venda de produtos de conveniência em farmácias e drogarias seria impor restrição ao livre exercício da atividade comercial, logo, com violação do princípio da proporcionalidade, por não ser adequada, necessária ou proporcional ao fim almejado.

D) é inconstitucional, porque trata de peculiar interesse local, matéria da competência privativa dos Municípios.

E) escapa ao controle por meio de ação direta, no que se refere à sua conformidade às normas gerais pertinentes, porque implica ofensa reflexa à Constituição.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 148

Vamos para o Anterior: Exercício 146

Tente Este: Exercício 478

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito constitucional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.94ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.28ms))((ts_substr_c=1.10ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 8ms))