PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
Na EMEBS Carlos Mello, uma professora bilíngue para surdos, do 1° ano do ciclo de alfabetização, planeja como atividade pedagógica uma exploração dos espaços escolares com a finalidade de desenvolver o processo de leitura e escrita. Ao iniciar a visita, chama a atenção dos alunos para a escrita das placas que indicam os espaços que percorrem. Ao retornar à sala de aula, faz uma roda de conversa solicitando aos alunos que sinalizem o espaço que visitaram e, em seguida, que reconheçam placas registradas na Escrita de Sinais e na modalidade escrita da Língua Portuguesa.
O Currículo de Língua Portuguesa para Surdos está organizado em cinco eixos estruturantes. Na atividade realizada, a professora privilegiou o eixo
A) Prática de Leitura de Textos, pois favoreceu o contato inicial com as palavras, frases, figuras e demais itens visuais.
B) de Produção Sinalizada, pois a roda de conversa possibilitou a verificação do nível de compreensão da pessoa surda perante leitura das placas.
C) Prática de Leitura de Textos, pois, ao solicitar a associação entre sinal e escrita de palavras, favoreceu o trabalho de metalinguagem.
D) da Prática de Análise Linguística na medida em que estabeleceu a relação contrastiva entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa.
E) Prática de Leitura de Textos, pois possibilitou o desenvolvimento da consciência linguística de uma língua na modalidade visuoespacial.
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