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PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais


EXERCÍCIOS - Exercício 47

  • (VUNESP 2019)

Na EMEBS Carlos Mello, uma professora bilíngue para surdos, do 1° ano do ciclo de alfabetização, planeja como atividade pedagógica uma exploração dos espaços escolares com a finalidade de desenvolver o processo de leitura e escrita. Ao iniciar a visita, chama a atenção dos alunos para a escrita das placas que indicam os espaços que percorrem. Ao retornar à sala de aula, faz uma roda de conversa solicitando aos alunos que sinalizem o espaço que visitaram e, em seguida, que reconheçam placas registradas na Escrita de Sinais e na modalidade escrita da Língua Portuguesa.
O Currículo de Língua Portuguesa para Surdos está organizado em cinco eixos estruturantes. Na atividade realizada, a professora privilegiou o eixo


A) Prática de Leitura de Textos, pois favoreceu o contato inicial com as palavras, frases, figuras e demais itens visuais.

B) de Produção Sinalizada, pois a roda de conversa possibilitou a verificação do nível de compreensão da pessoa surda perante leitura das placas.

C) Prática de Leitura de Textos, pois, ao solicitar a associação entre sinal e escrita de palavras, favoreceu o trabalho de metalinguagem.

D) da Prática de Análise Linguística na medida em que estabeleceu a relação contrastiva entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa.

E) Prática de Leitura de Textos, pois possibilitou o desenvolvimento da consciência linguística de uma língua na modalidade visuoespacial.


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