Procura

PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais


EXERCÍCIOS - Exercício 163

  • (VUNESP 2019)

Leia o excerto a seguir para responder à questão.
O olhar acolhedor de diversidades também se refere às crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Também o direito dessas crianças à liberdade e à participação, tal como para as demais crianças, deve ser acolhido no planejamento das situações de vivência e aprendizagem na Educação Infantil [...] ampliar suas possibilidades de ação nas brincadeiras e nas interações [...] momentos em que exercitam sua capacidade de intervir na realidade participam das atividades curriculares.
(Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, BRASIL/MEC, 2013).

Para a garantia dos direitos à liberdade e à participação das crianças público-alvo da educação especial, são necessárias medidas que


A) organizem e dividam suas vivências em grupos por deficiência, assim haverá a garantia de que os espaços foram estruturados de modo a permitir as condições limitantes de cada criança nos espaços escolares.

B) priorizem experiências na sala de recursos, garantindo o direito de serem atendidas em outros espaços sempre que a presença na sala de aula comum causar desconforto nas interações com as outras crianças.

C) facilitem vivências em espaços controlados, garantindo que o currículo seja reorganizado de modo a priorizar as atividades e fortalecer a condição de sujeitos passivos nas brincadeiras com as demais crianças.

D) garantam experiências em espaços estruturados de modo a promover brincadeiras e interações com as outras crianças com deficiência, destacando suas potencialidades em ambientes com crianças em condições semelhantes.

E) otimizem suas vivências, garantindo que esses espaços sejam estruturados de modo a permitir sua condição de sujeitos ativos e a ampliar suas possibilidades de ação nas brincadeiras e nas interações com as outras crianças.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 164

Vamos para o Anterior: Exercício 162

Tente Este: Exercício 399

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.63ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=1.58ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 8ms))