PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
Leia o excerto a seguir para responder à questão.
O olhar acolhedor de diversidades também se refere às
crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Também o direito
dessas crianças à liberdade e à participação, tal como para
as demais crianças, deve ser acolhido no planejamento das
situações de vivência e aprendizagem na Educação Infantil [...]
ampliar suas possibilidades de ação nas brincadeiras e nas
interações [...] momentos em que exercitam sua capacidade
de intervir na realidade participam das atividades curriculares.
(Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, BRASIL/MEC, 2013).
Para a garantia dos direitos à liberdade e à participação das crianças público-alvo da educação especial, são necessárias medidas que
A) organizem e dividam suas vivências em grupos por deficiência, assim haverá a garantia de que os espaços foram estruturados de modo a permitir as condições limitantes de cada criança nos espaços escolares.
B) priorizem experiências na sala de recursos, garantindo o direito de serem atendidas em outros espaços sempre que a presença na sala de aula comum causar desconforto nas interações com as outras crianças.
C) facilitem vivências em espaços controlados, garantindo que o currículo seja reorganizado de modo a priorizar as atividades e fortalecer a condição de sujeitos passivos nas brincadeiras com as demais crianças.
D) garantam experiências em espaços estruturados de modo a promover brincadeiras e interações com as outras crianças com deficiência, destacando suas potencialidades em ambientes com crianças em condições semelhantes.
E) otimizem suas vivências, garantindo que esses espaços sejam estruturados de modo a permitir sua condição de sujeitos ativos e a ampliar suas possibilidades de ação nas brincadeiras e nas interações com as outras crianças.
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