PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2020)
O documento Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva(Brasil, 2008) prevê que “o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.” De acordo com o referido documento, “a educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga
A) a permanência e a equidade, pois as escolas já adotam a progressão automática para os alunos com deficiência, ainda que apresentem baixo desempenho nas atividades escolares, tendo em vista que esses alunos não conseguem acompanhar a turma.”
B) igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.”
C) alunos sem deficiência juntamente com os alunos com deficiência na escola comum, de modo a promover a prática integracionista e de integração instrucional entre os alunos “de inclusão” e os demais alunos na instituição de ensino regular.”
D) táticas discriminatórias com a busca de alternativas para superá-las, posto que a educação inclusiva ainda assume um espaço central no debate da sociedade, tendo em vista que muitos pais e alunos das escolas regulares ainda resistem à inclusão.”
E) o paradoxo inclusão e ensino, pois a inclusão do aluno na escola regular encontra algumas barreiras, e uma delas é a falta de conhecimento dos professores a respeito da deficiência específica do aluno e o modo certo de ensinar para cada tipo de deficiência.”
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