PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
A “Declaração de Salamanca” (UNESCO, 1994) é um documento que trata dos princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. Sobre os princípios da escola inclusiva apresentados pela declaração, assinale a alternativa correta.
A) Entende-se que cada criança tem o direito fundamental à educação e a escola inclusiva deve garantir oportunidade para todos os alunos, com ou sem deficiência, conseguir e manter o mesmo nível aceitável de aprendizagem.
B) As crianças têm as mesmas características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem e os sistemas de educação devem ser planejados ofertando programas educativos, tendo em vista a necessidade de equiparação de características e necessidades divergentes.
C) A escola inclusiva deve ser capaz de desenvolver uma pedagogia centrada nas crianças, susceptível a educar a todas com sucesso, incluindo as que apresentam graves incapacidades.
D) As crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares quando houver condições de ambos os lados, ou seja, a família que aceita o filho com deficiência e a escola preparada para recebê-lo.
E) A pedagogia centrada na criança somente é benéfica quando todos os alunos, com ou sem deficiência, puderem usufruir de seu impacto. Muitas vezes é preciso baixar o nível do ensino, se há um aluno com deficiência em sala de aula, para que todos possam aprender.
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