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PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais


EXERCÍCIOS - Exercício 297

  • (VUNESP 2019)

Segundo Oliveira (2002), muito se tem pesquisado ante o desafio de “encontrar metodologias de ensino e recursos diferenciados que assegurem êxito na tarefa de atingir os objetivos curriculares básicos propostos às crianças com necessidades educativas especiais” . Essa autora relata que a conclusão mais forte a respeito desses recursos é a de que, em sua maior parte, eles são



A) básicos para qualquer processo de ensino bem orientado: ambiente organizado, programações diferenciadas, material pedagógico diversificado e, principalmente, um clima de aceitação de diferenças interpessoais.


B) inacessíveis para escolas comuns do ensino regular, pois envolvem tecnologia sofisticada e, sobretudo, um preparo profissional que as licenciaturas vigentes no país não têm propiciado em seu currículo.


C) de fácil aquisição ou adequação aos já existentes, demandando, entretanto, aporte financeiro e orientação técnico-pedagógica às equipes escolares e, por vezes, aos pais que se dispõem a colaborar.


D) os mesmos que se aplicam às crianças normais, cuidando-se, entretanto, de propiciar a repetição das atividades tantas vezes quantas forem necessárias, o que implica tempo maior para as crianças deficientes aprenderem.


E) dependentes de alto conhecimento tecnológico aplicado, realidade presente apenas em países desenvolvidos e que dotam o setor educacional com as verbas e a atenção política necessárias aos experimentos e adequações.



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