PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
Em 2006, a Organização das Nações Unidas – ONU aprova a convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, conceituando a deficiência como o resultado da interação entre as pessoas com deficiência e as barreiras, nas atitudes e nos ambientes, que impedem a sua plena participação na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. A partir deste referencial, a Educação Especial é estruturada por meio de três eixos: _____________ ; institucionalização de uma política de financiamento para a oferta de recursos e serviços para a eliminação das barreiras no processo de escolarização; e orientações específicas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas inclusivas. Conforme o documento “Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A) constituição de um arcabouço político e legal fundamentado na concepção de educação inclusiva.
B) organização de escolas e classes de educação especial que possam absorver os alunos matriculados em escolas e classes regulares.
C) visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças e na participação dos sujeitos.
D) identificação dos mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação das desigualdades sociais.
E) distinção dos alunos em razão de características intelectuais, físicas, sociais e linguísticas como estruturantes de um novo modelo de educação.
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