PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (IF-ES 2019)
Com base na Resolução Nº 4, de 2 de Outubro de 2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, o Art. 4º considera público-alvo do AEE:
I – Alunos com __________ : aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
II – Alunos com ___________ do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
III – Alunos com __________ : aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
A) deficiências globais, deficiência, transtornos múltiplos.
B) deficiência, transtornos globais, altas habilidades/superdotação.
C) transtornos globais, deficiência, altas habilidades.
D) transtornos múltiplos, deficiência, altas habilidades/superdotação.
E) altas habilidades/superdotação, deficiências variadas, transtornos globais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 113
Vamos para o Anterior: Exercício 111
Tente Este: Exercício 3
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia