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PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais


EXERCÍCIOS - Exercício 232

  • (Fundação CEFETBAHIA 2019)

“Desde a Declaração de Salamanca (1994), surgiu o termo Necessidades Educativas Especiais (NEE), que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, esse novo termo não se refere apenas à pessoa com deficiência, pois engloba toda e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, social, física, emocional ou familiar” (ACAMPORA, 2019). Considerando as necessidades especiais das crianças, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Distúrbios de aprendizagem  (2) Dificuldades de aprendizagem (3) Transtornos globais de desenvolvimento (TGD)  ( ) Remetem a um problema ou a uma doença que acomete o aluno em nível intelectual e orgânico.  ( ) São consideradas como um sistema que engloba quatro fatores: orgânicos, específicos, psicógenos e ambientais.  ( ) São distúrbios nas interações sociais reciprocas, com padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, além do estreitamento nos interesses e nas atividades. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é



A) 1 2 3

B) 1 3 2

C) 2 3 1

D) 3 1 2

E) 3 2 1


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