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PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais


EXERCÍCIOS - Exercício 153

  • (VUNESP 2019)

Maria tem 7 anos de idade, e sua mãe solicitou matrícula no 1 oano do ensino fundamental na escola pública mais próxima à sua casa. A mãe conta que Maria não se adaptou na educação infantil, que foi inconsistente porque ela permanecia afastada da turma, chorava de forma persistente e tampava os ouvidos com as mãos quase todo o tempo. Durante o recreio, insistia em permanecer em um canto com esse comportamento. Algumas vezes passou a utilizar as primeiras palavras para comunicar suas necessidades como água e xixi e, dependendo do grupo de amigos, por vezes, aceitava ficar por algum tempo. Mãe refere que o médico disse que Maria tem alterações no desenvolvimento motor porque anda diferente e com as pernas mais abertas, tem comprometimento nas relações sociais, na comunicação e apresenta estereotipias motoras, gosta de movimentar os dedos das mãos o tempo todo.
Por esse relato, considerando o pedido da mãe, pode-se inferir que a escola pública deve


A) encaminhar Maria para diagnóstico neurológico ou psiquiátrico e, de acordo com o laudo médico, matriculá-la no 1 o ano do ensino fundamental, indicando a sala de recurso multifuncional mais adequada a ela.

B) orientar a mãe a procurar atendimento psicológico considerando as características de Maria, matricular a filha no 1 o ano do ensino fundamental e iniciar o AEE para alunos com deficiência intelectual.

C) matricular Maria, pois, pelas características descritas, poderá ser considerada como aluna com transtorno global do desenvolvimento, fazendo parte do público-alvo do AEE com direito ao sistema educacional inclusivo.

D) proceder a matrícula no 1 o ano do ensino fundamental, solicitar o laudo médico para autorizar o AEE, pois, pelas características descritas, é um caso de transtorno do espectro do autismo severo que tem direito ao sistema inclusivo.

E) encaminhar a mãe para os serviços de saúde para obter o laudo médico, receber orientação psicológica, avaliar Maria para saber suas condições de aprendizagem e indicar o AEE mais conveniente no sistema educacional inclusivo.


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