PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (Instituto Consulplan 2019)
Acompanhando o processo de mudanças, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº 2/2001, em seu Art. 2º, determinam que “os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. (MEC/SEESP, 2001.)
Sobre as condições que contribuem para uma inclusão eficaz, assinale a alternativa correta.
A) Os professores devem buscar aprimoramento da prática educacional sempre que possível, não tendo responsabilidade nas adaptações curriculares que preconizem o AEE.
B) As condições necessárias que trata o referido artigo, diz respeito ao uso de atividades comuns, iguais a todos os alunos, uma vez que não deva haver disparidades em alunos com deficiência e alunos típicos.
C) Ao se matricular alunos com deficiência na escola, a equipe pedagógica deverá analisar cada caso, buscando alinhar os professores no processo de inclusão. Recursos didáticos e adaptações curriculares serão necessários.
D) Os alunos com deficiências deverão ser encaminhados para serviços clínicos, para propor possíveis soluções, uso ou não de medicações que ajudem na aprendizagem em sala de aula; após o diagnóstico, a escola deverá efetuar a matrícula dos alunos.
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