PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2020)
Considere o livro Atendimento Educacional Especializado do aluno com deficiência física , das autoras Bersh e Machado, para responder à questão.
“Comunicação Aumentativa e Alternativa é considerada uma área da prática clínica e educacional que se propõe a compensar (temporária ou permanentemente) a incapacidade ou deficiência do sujeito com distúrbio severo de comunicação.”
A comunicação é chamada de aumentativa quando
A) é aplicada a alunos com necessidade educacionais decorrentes de deficiência intelectual ou deficiência mental.
B) o indivíduo utiliza outro meio para se comunicar ao invés da fala, devido à impossibilidade de reconhecer sons.
C) o aluno utiliza esse tipo de comunicação porque não consegue articular ou produzir sons normalmente.
D) o sujeito utiliza outro meio de comunicação para complementar ou compensar deficiências que a fala apresenta, mas sem substituí-la totalmente.
E) o sujeito apresenta transtorno global do desenvolvimento e necessita utilizar meio de comunicação não convencional.
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