PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (IBADE 2020)
“Não importam as diferenças, não importam as deficiências: o ser humano tem direito de viver e conviver com outros seres humanos, sem discriminação e sem segregações odiosas. E quanto mais “diferente” o ser humano, quanto mais deficiências ele tem, mais esse direito se impõe. E este é um direito natural, que nem precisaria estar positivado em lei. Não precisava constar na Constituição” (Sartoretto, 2011).
A partir deste enunciado, assinale a questão que está de acordo com esse e outros princípios da educação inclusiva:
A) Recusar a matrícula por falta de condições objetivas da escola em realmente oferecer uma educação inclusiva não constitui discriminação.
B) A partir deste entendimento, as classes especiais ou instituições especializadas passaram a ser o lugar das crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência.
C) O direito à educação, o direito de frequentar a escola comum, o direito a aprender nos “limites” das próprias possibilidades são decorrentes do direito primordial à convivência e inclusão.
D) Todos os alunos podem e devem estar na escola regular, sem qualquer exceção ou impossibilidade a ser considerada.
E) A institucionalização e a impossibilidade de educação também são contempladas nesse princípio enunciado.
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