PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
Oliveira (2002) defende que “o direito de gozar plenamente a infância e o de constituir-se como cidadão devem ser somados ao direito das crianças com necessidades especiais de serem incluídas no sistema de ensino – o que sem dúvida ainda é um tópico polêmico para muitos.” A esse respeito, esta autora argumenta que a legislação brasileira referente à educação especial
A) mantém os portadores de deficiências em classes especiais que funcionam lado a lado com as classes comuns nas instituições regulares de ensino.
B) tem claro posicionamento favorável à não exclusão dos portadores de deficiência das experiências vividas nas instituições regulares de ensino.
C) criou o AEE – Atendimento Educacional Especializado, que atende individualmente crianças com deficiência que não acompanham a classe comum.
D) apresenta-se avançada nos documentos básicos e acordos internacionais, mas não tem regulamentação para aplicação nas escolas estaduais e municipais.
E) desrespeita os professores das classes comuns na medida em que os obriga a ensinar crianças com deficiências sem que sejam formados para isso.
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