Gestão de pessoasGestão de competências
- (FGV 2018)
De acordo com Joel Dutra (2011), organizações e pessoas que delas participam encontram-se em um processo contínuo de troca de experiências: do lado da organização, há transferência de conhecimentos e de patrimônio cultural para as pessoas e, do lado das pessoas, há transferência do seu aprendizado, individual e coletivo, para a organização.
Assim, de acordo com a gestão por competências, considera-se que as competências humanas no trabalho são:
A) capacidades de adaptação ao status quo em função das constantes mudanças que ocorrem nas organizações e no mercado de trabalho como um todo;
B) capacidades indicadas pelos posicionamentos hierárquicos dos colaboradores e gestores na estrutura da organização;
C) capacidades direcionadas ao cumprimento do que está definido no contrato de trabalho estabelecido entre o funcionário e a organização;
D) capacidades necessárias para dar suporte ao alcance dos objetivos estratégicos organizacionais e manutenção de suas vantagens competitivas;
E) capacidades de articulação com as políticas organizacionais, por meio da assimilação dos valores propiciados pelos negócios da organização.
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