Direito constitucionalOrganização político-administrativa do estado
- (CESPE / CEBRASPE 2021)
O prefeito de determinado município brasileiro, depois de ter sido derrotado nas eleições municipais, negou-se a dar posse a seu opositor e novo mandatário, rejeitando deixar a administração municipal, com o apoio da câmara de vereadores e da guarda municipal.
Nessa situação hipotética, de acordo com as disposições constitucionais relativas ao regime federativo e à intervenção dos estados nos municípios, o governador do estado onde se encontra esse município poderá
A) decretar a intervenção se o tribunal de justiça estadual der provimento a eventual representação ajuizada pelo procurador-geral de justiça.
B) decretar a intervenção de ofício, pois se verifica a violação ao princípio democrático e ao sistema representativo.
C) decretar a intervenção se provocado pelo procurador-geral de justiça, mediante a aprovação da assembleia legislativa.
D) decretar a intervenção sob a condição de aprovação da assembleia legislativa, após o provimento da representação pelo tribunal de justiça.
E) decretar a intervenção de ofício, devendo, contudo, submeter o decreto à apreciação da assembleia legislativa em até 24 horas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 263
Vamos para o Anterior: Exercício 261
Tente Este: Exercício 144
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito constitucional