Direito tributárioSolidariedade e responsabilidade tributária
- (VUNESP 2019)
O CTN prevê que o sujeito passivo da obrigação principal pode ser o contribuinte ou o responsável. Relativamente à responsabilidade tributária prevista no CTN, é correto afirmar que
A) o legatário que não possui relação de parentesco com o autor da herança e aceita legado é solidária e ilimitadamente responsável pelos tributos devidos pelo de cujus até a data da abertura da sucessão.
B) o cônjuge meeiro é pessoalmente responsável pelos tributos devidos pelo de cujus, até a data da partilha ou adjudicação, limitada esta responsabilidade ao montante da meação.
C) o espólio não pode ser considerado responsável tributário por sucessão, em razão da ausência de personalidade jurídica.
D) aquele que adquire bem imóvel por meio de contrato de compra e venda é responsável pelos tributos relativos ao bem adquirido devidos pelo vendedor, mas sua responsabilidade não é pessoal, por não se tratar de situação de sucessão.
E) o sucessor, a qualquer título, é responsável, ilimitadamente, pelos tributos devidos pelo de cujus, até a data da abertura da sucessão.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 250
Vamos para o Anterior: Exercício 248
Tente Este: Exercício 273
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito tributário