Direito administrativoPrincípios - legalidade impessoalidade moralidade publicidade e eficiência (2)
- (NC-UFPR 2019)
“Não são poucas nem simples as interpretações dadas ao princípio da moralidade, insculpido na Constituição da República de 1988 como um princípio geral de direito administrativo. As dificuldades interpretativas que circundam o tema decorrem, primariamente, da abertura semântica dos vocábulos envolvidos na expressão e, ainda, da ausência de vínculos juspositivos evidentes entre o princípio geral e seus mecanismos de densificação” (MARRARA, 2012). Levando em consideração a posição do autor, assinale a alternativa correta.
A) Não é possível a concretização do princípio da moralidade no Brasil sem lei que o regulamente.
B) Apesar das dificuldades hermenêuticas, resta indiscutível a vinculação da moralidade administrativa com o dever de probidade dos agentes públicos e também dos particulares em colaboração ou parceria com o Estado.
C) Moralidade administrativa é um princípio expresso da Administração Pública na Constituição brasileira, ainda que não esteja previsto em outros diplomas legais infraconstitucionais que tratam da matéria.
D) Moralidade administrativa não é um conceito jurídico, e sim um valor prático, que varia conforme a aspectos subjetivos do intérprete.
E) Moralidade administrativa é o princípio constitucional de maior hierarquia no sistema constitucional vigente.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 270
Vamos para o Anterior: Exercício 268
Tente Este: Exercício 210
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito administrativo