Administração geralLiderança e motivação (2)
- (IF-PA 2019)
A concentração de foco no produto e/ou serviço, no faturamento ou no usuário / cliente final, aliada à imposição do poder hierárquico diante das equipes de trabalho - pouco priorizadas por presidentes, gerentes e supervisores - são obstáculos ao sucesso das organizações contemporâneas. Mudar este paradigma é um grande desafio para a prática de liderança. Lindred Greer, professora de Comportamento da Escola de Negócios da Universidade de Stanford, em recente entrevista à revista VOCÊ S/A, afirma que nas organizações mais bem-sucedidas, é notável a valorização da dinâmica da equipe como fator crítico de sucesso. A obtenção desta dinâmica se dá quando o líder (______), (_______) e (_________).
As lacunas podem ser corretamente preenchidas por qual das alternativas abaixo?
A) prioriza a resolução do problema e o distribui à equipe – estabelece obediência rígida à hierarquia organizacional – permite que a própria equipe resolva seus problemas, conferindo-lhe autonomia total.
B) prioriza a composição de uma equipe homogênea para resolver o problema – mantém e reforça a hierarquia através de relações horizontais, onde apenas o líder e conduz o processo – resolve pontualmente os problemas da equipe com relação àquele produto / serviço.
C) prioriza a composição de uma equipe heterogênea, onde as habilidades e competências da equipe se complementem para solucionar o problema – flexibiliza a hierarquia em um modelo horizontal, onde o líder é a pessoa mais habilitada / competente para aquele assunto conduz o processo – prepara a equipe, resolvendo os problemas à medida que eles surgem, de forma que todos estejam preparados para atender às demandas presentes e futuras.
D) não prioriza a formação da equipe, em virtude de que os profissionais devem exibir habilidades e competências previamente, além de ter a obrigação legal de alcançar os resultados – mantém rígida a hierarquia prescrita pelo organograma – resolve especificamente os problemas e obstáculos específicos para aquele produto / serviço.
E) prioriza a formação de uma equipe homogênea, a fim de prevenir conflitos e perda de produtividade e horas remuneradas – flexibiliza totalmente a hierarquia, adotando o estilo de liderança laissez-faire para que a equipe se sinta livre para produzir e especificar suas próprias metas – não resolve problemas específicos da equipe para o alcance do produto / serviço, pois decorrente da liderança laissez faire , o próprio grupo soluciona tais problemas, sem a intervenção direta do líder.
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