Administração geralLiderança e motivação (2)
- (COPEVE-UFAL 2011)
As Teorias Motivacionais estudam quais fatores influenciam a mudança do comportamento das pessoas e o mecanismo de motivação.
I. Teoria do Reforço – O comportamento pode ser influenciado por meio da recompensa para o comportamento desejável e da punição para o comportamento indesejável.
II. Muitas organizações auxiliam seus colaboradores a constituir objetivos de desempenho pessoais para alcançar os objetivos organizacionais.
III. Herzberg defende dois tipos de “PEBUN”, o positivo e o negativo. O positivo consiste em conseguir que alguém realize tarefas, mas de forma positiva, seja física ou psicologicamente, sem recompensas ou incentivos.
IV. Teoria da Equidade – Baseia-se no critério que as pessoas têm sobre a recompensa que recebem em comparação com as recompensas que as outras pessoas recebem pelo mesmo resultado de trabalho.
V. Teoria da Expectativa – Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas.
Estão corretos apenas os itens
A) I, II, IV e V.
B) III, IV e V.
C) I, II, III, e IV.
D) III, e V, apenas.
E) I, II e III, apenas.
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