Procura

Administração geralLiderança e motivação (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 348

  • (FCC 2018)

O fenômeno da motivação nas organizações tem merecido diversos estudos, com diferentes abordagens pela literatura. Entre tais abordagens, podem-se destacar as apresentadas por McGregor, conhecidas como Teoria “X” e Teoria “Y”, as quais


A) afirmam que os componentes da organização se agrupam, espontaneamente, em categorias “X”, naturalmente motivados, e “Y”, naturalmente reativos e refratários, cabendo ao gestor quebrar essa dinâmica para aumentar a produtividade.

B) consideram dois fatores básicos para a motivação: os de subsistência, denominados fatores “X”, e os ligados à autorrealização e reconhecimento social, denominados fatores “Y”.

C) sustentam que a motivação depende da combinação adequada de medidas de recompensa ou reforço positivo, da categoria “X”, e também de punições e desincentivos (reforço negativo), inseridos na categoria “Y”.

D) se apresentam como concepções extremas da natureza humana em relação ao trabalho: a “X” fundada na crença de que o indivíduo não gosta do trabalho e o evita; e a “Y”, na visão de que o trabalho é algo natural para o indivíduo.

E) sustentam que a motivação organizacional nada mais é do que a resultante de dois fatores que devem ser combinados: fator “X”, consistente em remuneração e benefícios, e fator “Y”, consistente em qualidade de vida no trabalho e clima organizacional favorável.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 349

Vamos para o Anterior: Exercício 347

Tente Este: Exercício 35

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Administração geral






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.52ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.70ms))((ts_substr_c=1.37ms))((ts_substr_im=1.93ms))
((total= 10ms))