Administração geralClima e cultura organizacional
- (UFV 2017)
Um ano após a fusão entre os bancos AB e CD, o novo banco, agora nomeado ABCD, distribuiu aos seus colaboradores a “Carta de Valores” da Organização, que declara os principais comportamentos e práticas que a empresa espera de seus empregados. De acordo com o valor 'Todos pelo Cliente' contido na referida carta, o foco da empresa é a satisfação do cliente. Percebeu-se, nas análises das entrevistas feitas com os funcionários, que a maior parte dos entrevistados acredita que o banco mantém um bom relacionamento com o cliente.
(Fonte: FERREIRA, M. L. et al . Cultura Organizacional : A Percepção dos Empregados do Banco ABCD sobre os Valores Transmitidos pela Cultura Dominante. In: Anais do XXXVII EnANPAD, 2013. Adaptado.)
A concordância por parte dos funcionários frente ao propósito do banco ABCD de bom relacionamento com o cliente indica que os funcionários reconhecem a existência de uma cultura organizacional coesa e com a qual estão dispostos a colaborar. Como consequência, essa predisposição dos funcionários tende a implicar diretamente em suas atitudes. Sobre as atitudes, o comprometimento no trabalho e a cultura organizacional, é CORRETO afirmar que:
A) a atitude positiva no trabalho está intimamente relacionada à satisfação com o que se faz, que, por sua vez, não depende da remuneração do trabalhador.
B) a consistência da atitude independe do seu alinhamento com o comportamento, sendo esse alinhamento indiferente, também, para uma cultura organizacional homogênea.
C) o comprometimento organizacional se caracteriza pela identificação do trabalhador frente à empresa e seus objetivos, independentemente de assimilar ou não sua cultura organizacional.
D) a satisfação com o trabalho depende de uma assimilação da cultura organizacional e tende a implicar na predisposição do trabalhador em permanecer por um longo período na organização.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 61
Vamos para o Anterior: Exercício 59
Tente Este: Exercício 202
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral