Procura

Administração geralClima e cultura organizacional


EXERCÍCIOS - Exercício 60

  • (UFV 2017)

Um ano após a fusão entre os bancos AB e CD, o novo banco, agora nomeado ABCD, distribuiu aos seus colaboradores a “Carta de Valores” da Organização, que declara os principais comportamentos e práticas que a empresa espera de seus empregados. De acordo com o valor 'Todos pelo Cliente' contido na referida carta, o foco da empresa é a satisfação do cliente. Percebeu-se, nas análises das entrevistas feitas com os funcionários, que a maior parte dos entrevistados acredita que o banco mantém um bom relacionamento com o cliente.

(Fonte: FERREIRA, M. L. et al . Cultura Organizacional : A Percepção dos Empregados do Banco ABCD sobre os Valores Transmitidos pela Cultura Dominante. In: Anais do XXXVII EnANPAD, 2013. Adaptado.)

A concordância por parte dos funcionários frente ao propósito do banco ABCD de bom relacionamento com o cliente indica que os funcionários reconhecem a existência de uma cultura organizacional coesa e com a qual estão dispostos a colaborar. Como consequência, essa predisposição dos funcionários tende a implicar diretamente em suas atitudes. Sobre as atitudes, o comprometimento no trabalho e a cultura organizacional, é CORRETO afirmar que:




A) a atitude positiva no trabalho está intimamente relacionada à satisfação com o que se faz, que, por sua vez, não depende da remuneração do trabalhador.

B) a consistência da atitude independe do seu alinhamento com o comportamento, sendo esse alinhamento indiferente, também, para uma cultura organizacional homogênea.

C) o comprometimento organizacional se caracteriza pela identificação do trabalhador frente à empresa e seus objetivos, independentemente de assimilar ou não sua cultura organizacional.

D) a satisfação com o trabalho depende de uma assimilação da cultura organizacional e tende a implicar na predisposição do trabalhador em permanecer por um longo período na organização.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 61

Vamos para o Anterior: Exercício 59

Tente Este: Exercício 202

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Administração geral






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.72ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=0.90ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 7ms))