Administração geralClima e cultura organizacional
- (FMP Concursos 2011)
Um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais, é uma das formas de se definir cultura organizacional. Pode-se afirmar que a cultura tem como algumas de suas funções:
A) estabelecer regras claras e bem definidas; definir os parâmetros éticos da organização, em conjunto com o código de ética; pode trazer instabilidade no sistema social.
B) papel de definidora de fronteiras, distingue uma organização de outra; proporcionar sentido de identidade aos membros de uma organização; facilitar o comprometimento com algo maior que o interesse individual de cada um.
C) entender as regras do jogo e criar novas normas a partir delas; indicar a cada funcionário a forma correta de desenvolver as suas atividades; alterar a forma de pensar dos clientes da empresa para alinhá-los aos seus interesses.
D) com base nos interesses individuais de cada um, gerar interesses do grupo; apropriar-se das fronteiras organizacionais bem definidas para gerar os conceitos da organização; alterar o sentido de identidade dos membros da organização.
E) modificar a forma desordenada de pensamentos dos membros da organização, alinhando-os com os interesses da organização; ser mecanismo de controle e punição para os trabalhadores; disseminar os valores compartilhados com todos os stakeholders .
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