PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (Instituto Consulplan 2021)
“Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.” A Declaração de Salamanca é também considerada inovadora por que:
A) Ampliou o conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola, seja por qual motivo for.
B) Definiu o conceito de necessidades educacionais especiais, para as crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
C) Promoveu o princípio fundamental da escola inclusiva, ou seja, de que todas as crianças deveriam aprender, em função de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter.
D) Proporcionou que as escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades de seus alunos, assegurando uma educação de qualidade a todos através de currículo geral.
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