PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (IF-SP 2018)
Strobel (2007) em seus estudos sobre as re - presentações das identidades Surdas, afirma que:
“... a representação “surda” tem procu - rado abrir um espaço igualitário para o povo surdo, procurando respeitar suas identidades e sua legitimação como gru - po com diferencial linguístico e cultural.” (STROBEL, 2007, p. 34 in QUADROS, PERLIN (Org.). Estudos Surdos II . 1 ed. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2009.
Nesse mesmo contexto, Perlin (1998, p. 53)
afirma que os Estudos Culturais, ao focalizarem a
representação da Identidade Surda devem:
A) Considerar a concepção clínico patológica da surdez como fundamental para o desenvolvi - mento global do surdo, já que sua condição biológica, como a de alguém a quem falta a audição, deve servir como premissa para se pensar em meios de suprir essa falta.
B) Afastar-se da noção de corpo danificado, para se chegar a uma representação da alteridade cultural que simplesmente vai indicar a identidade surda.
C) Compreender que os surdos necessitam ter a reais oportunidades de aprenderem a se com - portar como ouvintes, a fim de utilizar seus re - síduos auditivos e a oralidade, para que tenham condições de incluir-se pedagógica e social - mente, com equiparidade de oportunidades .
D) Corroborar para que os surdos tornem-se conscientes de sua condição de deficientes, para que os ouvintes possam compreender a necessidade de acolhê-los e ajudá-los.
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