PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2019)
Amaral, em capítulo publicado no livro de Aquino (1998) intitulado Diferenças e preconceitos na escola, pauta-se pela definição de deficiência como a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função (....). A autora explica a deficiência como um fenômeno global distribuído em dois subfenômenos: I. Aspectos descritivos e intrínsecos. Impede ritmos e formas usuais de desenvolvimento. II. Aspectos relativos, valorativos, extrínsecos dentre outros. Reflete a cultura e os valores de uma sociedade.
Esses subfenômenos são denominados por Amaral de
A) I. Deficiência restritiva – II. Deficiência redutiva.
B) I. Desvantagem – II. Incapacidade.
C) I. Limitações básicas – II. Limitações essenciais.
D) I. Defeito básico – II. Impacto social.
E) I. Deficiência primária – II. Deficiência secundária.
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