PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (IBADE 2017)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental trazem como contribuição a reflexão e discussão da prática pedagógica sob a ótica de três aspectos fundamentais que norteiam seu exercício: o Princípio da Inclusão; o Princípio da Diversidade; e o Princípio das Categorias de Conteúdos. Dentre os aspectos citados acima, o Princípio da Inclusão tem por objetivo principal:
A) legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se estabelecem com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos visando ampliar as relações entre os conhecimentos da cultura corporal de movimento e os sujeitos da aprendizagem.
B) estimular práticas corporais que mantenham uma grande proximidade com aspectos sócio-históricos da comunidade na qual o aluno está inserido facilitando assim a inserção do mesmo no objeto central da cultura corporal de movimento que gira em torno do fazer.
C) apresentar como objetos de ensino e aprendizagem a introdução de conteúdos atitudinais e conceituais no cotidiano escolar, desconsiderando a importância da utilização dos conteúdos de natureza procedimental da cultura corporal de movimento.
D) a sistematização de objetivos, conteúdos, e avaliação do processo de ensino-aprendizagem tendo como meta a inclusão do aluno na cultura corporal de movimento, por meio da participação em competições escolares.
E) reverter o quadro hisiórico da Educação Física preocupada com a seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência.
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