PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2019)
Tecnologia Assistiva consiste num conjunto de produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Nas escolas, esse tipo de tecnologia tem o intuito de ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação, por isso deve ser implantada e utilizada pelos profissionais. Nesse sentido, observe as colunas A e B e faça a devida correspondência entre elas.
COLUNA A
(1) Deficiência física
(2) Deficiência auditiva
(3) Deficiência visual
(4) Deficiência mental
COLUNA B
(a) utiliza-se da acessibilidade dos ambientes como rampas, elevadores, corrimões, banheiros adaptados.
(b) utiliza-se de materiais diversificados para o aprendizado que contribuem com o desenvolvimento do raciocínio, criatividade e reflexão.
(c) utiliza-se do sistema Braile de leitura e escrita, livros em digital falado, materiais em alto-relevo e pisos táteis.
(d) utiliza-se da Língua Brasileira de Sinais (Libras), de aparelhos amplificadores de som e software que transformam a fala da pessoa em texto escrito.
A alternativa que representa a correta correspondência
entre as colunas A e B quanto ao emprego da tecnologia
assistiva é
A) 1b – 2c – 3a – 4d.
B) 1a – 2d – 3c – 4b.
C) 1d – 2a – 3c – 4b.
D) 1c – 2d – 3b – 4a
E) 1a – 2c – 3d – 4b.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 288
Vamos para o Anterior: Exercício 286
Tente Este: Exercício 496
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia