PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (FGV 2014)
"Na década de 90, ainda à luz da defesa dos direitos humanos,
pode‐se constatar que a diversidade enriquece e humaniza a
sociedade, quando reconhecida, respeitada e atendida em suas
peculiaridades. (...). Começou, então, a ser delineada a ideia da
necessidade de construção de espaços sociais inclusivos, ou seja,
espaços sociais organizados para atender ao conjunto de
características e necessidades de todos os cidadãos, inclusive
daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais ”.
(Educação Inclusiva, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2004, pp. 12‐13).
Não basta que os alunos da educação especial estejam cursando as classes comuns, mas é também importante que sejam incluídos efetivamente no processo ensino‐aprendizagem. Sobre o trabalho na educação básica em uma perspectiva de educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir.
I. A educação inclusiva deve se restringir ao trabalho dentro de sala de aula, em que o professor e possíveis mediadores têm a possibilidade de criar espaços de convivência.
II. Nas classes em que estejam presentes crianças que não chegam a desenvolver habilidades comunicativas por meio da fala, não se devem planejar situações de comunicação que exijam conversas, exposições orais, entrevistas e não só a reprodução de contextos comunicativos informais.
III. A música deve ser trabalhada com os alunos que possuem dificuldade auditiva ou alguma deficiência física, porque é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio e da autoestima.
(Educação Inclusiva, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2004, pp. 12‐13).
Não basta que os alunos da educação especial estejam cursando as classes comuns, mas é também importante que sejam incluídos efetivamente no processo ensino‐aprendizagem. Sobre o trabalho na educação básica em uma perspectiva de educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir.
I. A educação inclusiva deve se restringir ao trabalho dentro de sala de aula, em que o professor e possíveis mediadores têm a possibilidade de criar espaços de convivência.
II. Nas classes em que estejam presentes crianças que não chegam a desenvolver habilidades comunicativas por meio da fala, não se devem planejar situações de comunicação que exijam conversas, exposições orais, entrevistas e não só a reprodução de contextos comunicativos informais.
III. A música deve ser trabalhada com os alunos que possuem dificuldade auditiva ou alguma deficiência física, porque é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio e da autoestima.
Assinale:
A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente a afirmativa II estiver correta.
C) se somente a afirmativa III estiver correta.
D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 126
Vamos para o Anterior: Exercício 124
Tente Este: Exercício 409
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia