PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (Instituto Consulplan 2019)
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, proposta pelo MEC/2008, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Essa organização, fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, determina formas de atendimento clínico-terapêutico fortemente ancoradas nos testes psicométricos que, por meio de diagnósticos, definem as práticas escolares para os estudantes com deficiência. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Lei nº 4.024/61, que aponta o direito dos “excepcionais” à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.
B) No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos-Mudos, em 1857, hoje denominado Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro.
C) No início do século XX é fundado o Instituto Pestalozzi (1926), instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental; em 1954, é fundada a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; e, em 1945, é criado o primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi, por Helena Antipoff.
D) O atendimento educacional especializado está ancorado em uma proposta voltada para fomentar a suplementação da aprendizagem dos alunos com deficiência. Os conteúdos acadêmicos de sala de aula são propostos pela família, por ser estes, conhecedores da realidade educacional de seus filhos. A escola fará parte do processo, buscando aliar quando possível os conteúdos educacionais de forma adaptada.
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