Procura

PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença


EXERCÍCIOS - Exercício 153

  • (COSEAC 2018)

Question relate more specifically to the contents of the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and matters of inclusion. All of them are in Portuguese.

O princípio da inclusão social trata de remediar a situação de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, física ou intelectual, visando integrá-las à sociedade para que tenham as mesmas oportunidades e acessos que aquelas que não apresentam deficiências. Levando-se em conta o contexto educacional, essa proposição:


A) é opcional, e um bom exemplo se dá quando há alunos com deficiência visual ou cegos, por exemplo, que dispensam qualquer adaptação de material ou recursos tecnológicos.

B) é opcional, mas é recomendado pensar em como ajudar os alunos com deficiência visual ou cegos, por exemplo, a fazer os exercícios por escrito.

C) é essencial, e um bom exemplo se dá na inclusão de alunos surdos, desde que integrados pelo professor por meio das LIBRAS e o contato com a cultura surda.

D) é essencial, e um bom exemplo se dá quando se propõe que o aluno surdo, por exemplo, desenvolva a oralidade para conseguir se comunicar pela fala.

E) é opcional, e um bom exemplo se dá quando o professor ouvinte ignora a cultura surda, por exemplo, mas aciona intérpretes que criam vínculos afetivos com a criança.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 154

Vamos para o Anterior: Exercício 152

Tente Este: Exercício 53

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+