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PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença


EXERCÍCIOS - Exercício 242

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

[...] A identidade histórica dos grupos indígenas tem sido preservada com registros orais, sendo o componente linguístico fundamental para a transmissão de um passado, de uma forma de pensar o tempo, as raízes culturais, suas origens, as visões de mundo e das relações sociais.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. “O ensino de História para populações indígenas”. In: Em Aberto. Brasília, ano 14, n. 63, julho / setembro 1994, p. 113. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. Disponível em:<http://rbep.inep.gov.br/index.php/> . Acesso em: 3 ago. 2018
Para educadores acostumados a lidar com a transmissão histórica pela forma escrita, o ensino de História com vistas ao resgaste da identidade para populações indígenas coloca como desafio o



A) desenraizamento e o isolamento da cultura urbana, com um longo tempo de imersão na cultura indígena, a fim de compreender suas peculiaridades para, então, ensinar.

B) desejo de quebrar as tradições indígenas, de base oral, pouco eficientes para a transmissão fidedigna da cultura local, orientando tal comunidade a aceitar o formato escrito.

C) desenvolvimento de um processo de alfabetização das populações indígenas, já que os conteúdos a serem ensinados são tradicionalmente apresentados sob a forma escrita.

D) estudo de novos materiais pedagógicos como objetos, danças, músicas e narrativas, normalmente utilizados por comunidades indígenas para perpetuar a sua identidade.


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