PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença
- (VUNESP 2019)
A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e de reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas (especialmente as de nível básico). De acordo com Machado (2009), é correto afirmar que a autora defende que, em uma escola inclusiva, no processo de escolarização inclusivo,
A) os professores devem prever o quanto um aluno com deficiência irá aprender, e proporcionar, obrigatoriamente, ao aluno deficiente um ensino à parte, com atividades adaptadas.
B) o objetivo da escola deve ser o de levar todos os alunos a um nível de desenvolvimento padrão. Todos os educandos precisam aprender todo o conteúdo, de modo homogêneo.
C) o erro deve ser considerado parte integrante da aprendizagem e não pode ser sinônimo de nota baixa ou caneta vermelha nas produções dos alunos. A aprendizagem sugere dúvidas, acertos, erros, avanços e descobertas.
D) o professor deve adotar práticas de ensino transmissivas, com ênfase no domínio pleno dos conteúdos programáticos, das técnicas e dos conceitos, pois a sistemática e a rotina ajudam o aluno deficiente a aprender.
E) as identidades dos alunos deficientes devem ser fixadas e normatizadas, sendo que, os professores precisam se especializar e aprender métodos específicos de ensino para utilizar com esses alunos.
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