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PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença


EXERCÍCIOS - Exercício 278

  • (VUNESP 2019)

A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e de reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas (especialmente as de nível básico). De acordo com Machado (2009), é correto afirmar que a autora defende que, em uma escola inclusiva, no processo de escolarização inclusivo,


A) os professores devem prever o quanto um aluno com deficiência irá aprender, e proporcionar, obrigatoriamente, ao aluno deficiente um ensino à parte, com atividades adaptadas.

B) o objetivo da escola deve ser o de levar todos os alunos a um nível de desenvolvimento padrão. Todos os educandos precisam aprender todo o conteúdo, de modo homogêneo.

C) o erro deve ser considerado parte integrante da aprendizagem e não pode ser sinônimo de nota baixa ou caneta vermelha nas produções dos alunos. A aprendizagem sugere dúvidas, acertos, erros, avanços e descobertas.

D) o professor deve adotar práticas de ensino transmissivas, com ênfase no domínio pleno dos conteúdos programáticos, das técnicas e dos conceitos, pois a sistemática e a rotina ajudam o aluno deficiente a aprender.

E) as identidades dos alunos deficientes devem ser fixadas e normatizadas, sendo que, os professores precisam se especializar e aprender métodos específicos de ensino para utilizar com esses alunos.


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