Gestão de pessoasDesenvolvendo pessoas
- (FGV 2016)
Uma empresa de médio porte está estabelecendo políticas e práticas de gestão de carreiras, buscando promover maior responsabilidade e participação dos funcionários na gestão de suas carreiras. Para estimular e estruturar as discussões entre as pessoas e representantes da empresa sobre as expectativas individuais e as necessidades e oportunidades oferecidas pela empresa, foram designados consultores internos para trabalharem junto a grupos de funcionários, em workshops. A fim de evitar constrangimentos, foi definido que os consultores não poderiam ser chefes imediatos ou mediatos dos componentes dos grupos. Essa definição quanto aos consultores internos pode criar, como problema:
A) abertura excessiva de opções de escolha de carreiras, dificultando as decisões;
B) diminuição do poder da empresa, pela maior transparência de informações;
C) excesso de informação, dificultando seu processamento pelo órgão de RH;
D) desestímulo para que os gestores assumam a responsabilidade pelo desenvolvimento de seus subordinados;
E) julgamentos distorcidos pelo desconhecimento das características pessoais dos componentes do grupo.
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