Gestão de pessoasDesenvolvendo pessoas
- (IF-PA 2019)
Em novembro de 2018, a rede Carrefour ganhou notoriedade ao ser compelida a se manifestar publicamente sobre o episódio de agressão a um cachorro por um segurança terceirizada da rede, na tentativa de fazê-lo não entrar na unidade, situada em Osasco, SP. O episódio, que causou comoção nas redes sociais, culminou com o desfalecimento do cão ao ser removido pelo Centro de Zoonoses, vindo a morrer depois. A imagem da rede Carrefour, segundo a revista EXAME, de dezembro de 2018, foi afetada pelo episódio, e “como se não bastasse, a reação da companhia ao episódio agravou ainda mais a crise e mostrou a falta de treinamento de sua equipe, segundo especialistas ouvidos”. No entendimento dos consultores, um primeiro posicionamento tardio e repleto de frases prontas, seguido da transferência de responsabilidades para o funcionário terceirizado e para o Centro de Zoonoses, foram desastrosos para a empresa. Diante da repercussão nas redes sociais, só no terceiro comunicado a rede acertou o tom do discurso: reconheceu a gravidade do problema, assumiu responsabilidades, e afastou o funcionário, se declarando comprometido em dar uma resposta social.
(Redação baseada na matéria da Revista EXAME, dezembro de 2018, disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/em-caso-de-cachorro-carrefour-leva-licao-de-gestao-de-crises/).
Sobre os temas “Gestão contemporânea de pessoas” – no caso específico, em uma situação de crise institucional, e “treinamento e desenvolvimento de pessoas”, é CORRETO afirmar que:
A) A administração do Carrefour, ao se posicionar sobre o episódio, se comunica através da máxima autoridade da rede, ou seja, o seu presidente, considerando a extensão da crise e seu reflexo sobre a organização, e refletindo o funcionamento no modelo de gestão estratégica de pessoas. Para isto, a capacitação de todos os colaboradores da empresa, inclusive do próprio presidente, em redação oficial e oratória, seriam o bastante para contornar a rápida disseminação da notícia nas redes sociais.
B) Ao “ir onde o povo está”, a administração se comunica através das pessoas em todas as situações, e para isso, elas precisam explicitar competências essenciais, refletindo o funcionamento no 4º e mais recente modelo de Gestão de pessoas. O enfrentamento do desafio de lidar com várias plataformas de comunicação, dentre elas as redes sociais, exigiu do Carrefour o esclarecimento público feito por pessoa treinada para externar na primeira ocasião e sem demora, a preocupação institucional com o ocorrido e não transferir a responsabilidade para o próprio segurança, como ocorreu.
C) O Carrefour agiu dentro do padrão institucional – que orienta que as comunicações, principalmente as que envolvem situações de crise, não devem ser feitas por impulso e por isso sem um prazo definido, tendo em vista a sustentabilidade financeira da empresa e a obtenção do menor custo possível, nos moldes do 1º Modelo de Gestão com pessoas. Sendo assim, a pessoa que representou a empresa na manifestação à imprensa deve ter sido treinada em comunicação oficial, não devendo a empresa se manifestar outra vez nas redes sociais e/ou imprensa.
D) A administração do Carrefour, adotando o 2º modelo de gestão com pessoas, deveria desenvolver habilidades de comunicação e liderança entre seus colaboradores, e os mesmos devem se manifestar tantas vezes quantas forem necessárias em nome da empresa, considerando a autonomia conferida a cada um por uma administração descentralizada, com foco no fortalecimento da marca Carrefour.
E) Nenhuma das alternativas está correta.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 309
Vamos para o Anterior: Exercício 307
Tente Este: Exercício 320
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Gestão de pessoas