Gestão de pessoasDesenvolvendo pessoas
- (CESGRANRIO 2012)
Você precisa entender que, não importa onde você trabalhe, você não é um empregado; você está em um negócio com um empregado – você mesmo.
Essas palavras, ditas por Andrew Grove, presidente da IN- TEL, em 1995, preconizam uma situação típica de organizações num mundo globalizado, onde as mudanças cada vez mais rápidas obrigam os indivíduos a se responsabilizarem pelo sucesso de sua carreira.
Sobre esse tema, é possível afirmar que, com as mudanças no cenário dos negócios, as organizações migraram de um foco tradicional para um foco no desenvolvimento da carreira, no qual elas
A) oferecem meios necessários para orientar e incentivar o desenvolvimento da carreira, como ferramentas como o coaching e o mentoring , que ajudam a estimular o crescimento das pessoas.
B) definem claramente os planos de carreira para de- terminados talentos especiais, de acordo com a sua avaliação do desempenho, trazendo um aumento da amplitude de controle do funcionário.
C) estabelecem uma hierarquia corporativa bem definida, evitando a mobilidade lateral e aumentando a previsibilidade e a periodicidade de cada promoção sucessiva dentro de cada área funcional.
D) precisam assumir um papel reativo no planejamento da diversidade da força de trabalho para que as organizações usufruam das singularidades dos indivíduos.
E) desestimulam os seus empregados a assumir a responsabilidade de seu próprio desenvolvimento e autogerenciamento da carreira para que não sejam prejudicadas por processos de downsizing e empowerment .
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 191
Vamos para o Anterior: Exercício 189
Tente Este: Exercício 196
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Gestão de pessoas