Gestão de pessoasDesenvolvendo pessoas
- (Instituto Consulplan 2020)
As pessoas constituem o principal patrimônio de uma organização. O capital humano de uma organização – composto de pessoas – passou a ser uma questão vital para o sucesso do negócio, o principal diferencial competitivo das organizações bem sucedidas. São as pessoas que fazem as coisas acontecerem.
(CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Adaptado.)
No que tange à educação e ao treinamento nas organizações, é INCORRETO afirmar que:
A) O treinamento é um processo linear composto de um fluxo de quatro etapas que deve ser planejado e efetivado na seguinte ordem: desenho, diagnóstico, implementação e avaliação.
B) Além da preocupação com informação, habilidades, atitudes e conceitos, o treinamento está sendo fortemente inclinado a desenvolver certas competências desejadas pela organização. O treinamento por competências se baseia em um prévio mapeamento das competências essenciais necessárias ao sucesso organizacional.
C) O treinamento não deve ser confundido com uma simples questão de realizar cursos e proporcionar informações. Significa atingir o nível de desempenho almejado pela organização por meio do desenvolvimento contínuo das pessoas que nela trabalham. É desejável criar e desenvolver uma cultura interna favorável ao aprendizado e comprometida com as mudanças na organização.
D) Há diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. Os métodos são similares e buscam afetar a aprendizagem das pessoas, mas as perspectivas de tempo são diferentes. O treinamento é orientado para o presente, buscando melhorar habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo. O desenvolvimento de pessoas focaliza, em geral, os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas. Ambos, treinamento e desenvolvimento, constituem processo de aprendizagem.
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