MarketingDiversos
- (CESGRANRIO 2005)
O Sistema de Informação de Marketing(SIM) é a forma de uma empresa organizar um conjunto de informações de mercado, de modo a viabilizar a tomada de ações gerenciais consistentes. Esse sistema engloba, entre outras coisas, a coleta e tratamento de dados externos (obtidos de fontes externas à empresa) e o de dados internos (obtidos dentro da própria organização).
Sobre estes últimos, é correto afirmar que:
A) funcionários, clientes, pesquisas de mercado e relatórios internos podem ser fontes úteis de dados para alimentar um SIM.
B) funcionários que não atuam no âmbito estratégico da empresa não são fonte fidedigna de informação, por estarem desprovidos de condições para transmitir informações úteis para um sistema estratégico como o SIM.
C) clientes limitam-se a solicitações de informação ou a reclamações em seus contatos com as empresas, deixando de constituir uma fonte útil de dados para o SIM.
D) pesquisas de mercado anteriormente realizadas por uma empresa constituem a única fonte fidedigna de informação interna, por promover uma coleta de dados a partir de uma metodologia formal.
E) relatórios internos de uma empresa costumam fornecer informações inúteis para um SIM, por conterem basicamente dados contábeis ou de interesse específico para funcionários ou acionistas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 282
Vamos para o Anterior: Exercício 280
Tente Este: Exercício 250
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Marketing