Gestão de pessoasO papel da área de recursos humanos
- (Quadrix 2016)
Idalberto Chiavenato informa que os Recursos Humanos são “as pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, qualquer que seja seu nível hierárquico ou sua tarefa na atividade organizacional. Os recursos humanos estão distribuídos no nível institucional da organização (direção), no nível intermediário (gerência e assessoria) e no nível operacional (supervisores de primeira linha, técnicos funcionários e operários abaixo deles).” ( Recursos Humanos – O Capital Humano nas Organizações– 9. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009). Ensina ele que a Administração de Recursos Humanos deve “servir aos objetivos do negócio da organização, planejando, organizando, desenvolvendo, coordenando e controlando as técnicas capazes de promover o desempenho suficiente do pessoal ao mesmo tempo em que a organização constitui o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho”. A gestão de Pessoas envolve cinco processos básicos, cada um com objetivo e atividades específicas: provisão; aplicação; manutenção; desenvolvimento; e monitoração. As atividades inerentes ao recrutamento (onde recrutar, em que condições e como recrutar os recursos humanos necessários à organização) referem-se ao processo de:
A) Provisão.
B) Aplicação.
C) Manutenção.
D) Desenvolvimento.
E) Monitoração.
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