PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
A legislação em vigor institui a oferta da educação bilíngue para alunos com surdez, sendo a Libras como primeira língua e a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, o que pressupõe fluência nessas duas línguas. No entanto, se o professor ouvinte não é fluente em Libras, corre o risco de usar o bimodalismo, descrito na literatura como uso
A) da língua de sinais como arcabouço para a aprendizagem da segunda língua, que é o português oral.
B) de uma só língua, no caso o português e o uso de alfabeto manual para expressar os sinais.
C) concomitante da fala e da sinalização na ordem sintática da língua da comunidade surda.
D) de uma só língua, no caso o português, produzido nas duas modalidades, a oral e a gestual.
E) da leitura orofacial, dos sinais, do alfabeto manual, da amplificação da fala quando possível.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 158
Vamos para o Anterior: Exercício 156
Tente Este: Exercício 439
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia