PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (Colégio Pedro II 2019)
Leia a seguir o depoimento de uma professora do Ensino Fundamental, entrevistada em uma pesquisa sobre inclusão de alunos afrodescendentes com deficiências na escola pública:
As crianças negras já são discriminadas com piadinhas e maledicências. Quando é deficiente então, ouvi muitas vezes, de parentes mesmo, coisas do tipo: não bastava ser preto, ainda vem com deficiência. Vai sofrer em dobro.
XAVIER, F. A.; DIAS, I. A. D. S. A inclusão escolar do aluno afrodescendente público-alvo da educação especial. V Seminário Nacional de Educação Especial, XVI Seminário Capixaba de Educação Inclusiva . Vitória: UFES, 2018.
Com base no fragmento da entrevista, é correto afirmar que
A) a inclusão de crianças afrodescendentes é uma compensação histórica pela discriminação sofrida ao longo do tempo.
B) as crianças afrodescendentes com deficiência enfrentam a intolerância e o preconceito na sociedade.
C) a presença na escola de crianças afrodescendentes com deficiência inviabiliza a superação do racismo e da intransigência.
D) a inclusão obrigatória da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino atendeu a uma necessidade histórica de afrodescendentes com deficiência.
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