Procura

PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais


EXERCÍCIOS - Exercício 156

  • (VUNESP 2019)

O Sistema Braille possibilita para o aluno com cegueira o contato direto com a grafia das palavras, a interação do leitor com o texto e contribui para a compreensão e para o uso correto das letras, dos acentos e da pontuação, favorecendo o uso da escrita para comunicação, entretenimento e registro de informações de forma autônoma. Essa autonomia é relativa porque o Braille é um sistema restrito a um universo particular de usuários. Nessa concepção, é correto afirmar que o Braille.


A) é o sistema específico de alfabetização para criança com cegueira que deve compreender que o Braille é uma modalidade de escrita diferente da escrita em tinta e que por isso tem outros usos e funcionalidades.

B) é utilizado para ensinar a escrita a alunos com cegueira, suficiente para a sua alfabetização e que possibilita o processo de construção e conhecimento por meio da experiência não visual.

C) deve ser introduzido em situações cotidianas, mesmo que a criança não saiba decifrar esse código, para que ela aprenda a se comunicar, se beneficiar da linguagem, da diversidade de jogos e de exercícios táteis o mais cedo possível.

D) deve ser introduzido gradualmente no contexto de atividades preliminares à leitura, considerando os interesses, as habilidades e as necessidades da criança com cegueira, para que ela não se recuse a aprender seu único sistema de alfabetização.

E) deve ser ensinado quando a criança com cegueira iniciar o ensino fundamental por ser um sistema de alfabetização, e, portanto, é necessário ensinar anteriormente as atividades do pré-Braille como pré-requisitos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 157

Vamos para o Anterior: Exercício 155

Tente Este: Exercício 177

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.49ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=1.22ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 7ms))