PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
Com base nas contribuições do documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, assinale a alternativa correta.
A) Em 1994, a Declaração de Jomtien proclamou que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias e que alunos com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular.
B) A educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, é uma forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentam deficiência ou que não se adequam à estrutura rígida dos sistemas de ensino.
C) Definições e classificações no campo da educação especial se esgotam no momento do diagnóstico e do prognóstico de desenvolvimento da criança, podendo ser categorizada com quadro de deficiência, transtorno, distúrbio ou síndrome.
D) A educação especial integra a proposta pedagógica da escola regular, promove o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
E) A perspectiva da educação inclusiva envolve práticas que enfatizavam a dimensão psicológica para o desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais, em contraposição aos aspectos pedagógicos comprometidos do desenvolvimento.
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