Procura

PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais


EXERCÍCIOS - Exercício 390

  • (IBADE 2020)

A publicação da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, e ratificada em 2009, teve como efeito no Brasil:



A) a reformulação da educação inclusiva no Brasil com uma nova Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que torna o atendimento especial uma oferta obrigatória do sistema de ensino.


B) a adoção de uma perspectiva segregadora que permitisse atendimento especializado para alunos com necessidades específicas.


C) a Convenção não teve efeitos óbvios na perspectiva educadora brasileira, sendo limitada apenas a iniciativas internacionais de ensino.


D) a Convenção forçou que governos não mais se focassem em perspectivas educadoras baseadas em direitos humanos, e passassem a ter como meta perspectivas voltadas para melhorar o desempenho escolar de alunos portadores de deficiência.


E) o início de uma nova perspectiva de educação inclusiva, que teve como fruto a Declaração de Salamanca, demandando educação como direito de todos e que salas de aula sejam diversificadas.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 391

Vamos para o Anterior: Exercício 389

Tente Este: Exercício 436

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.33ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=1.42ms))((ts_substr_im=0.83ms))
((total= 8ms))