PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (IBADE 2020)
A publicação da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, e ratificada em 2009, teve como efeito no Brasil:
A) a reformulação da educação inclusiva no Brasil com uma nova Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que torna o atendimento especial uma oferta obrigatória do sistema de ensino.
B) a adoção de uma perspectiva segregadora que permitisse atendimento especializado para alunos com necessidades específicas.
C) a Convenção não teve efeitos óbvios na perspectiva educadora brasileira, sendo limitada apenas a iniciativas internacionais de ensino.
D) a Convenção forçou que governos não mais se focassem em perspectivas educadoras baseadas em direitos humanos, e passassem a ter como meta perspectivas voltadas para melhorar o desempenho escolar de alunos portadores de deficiência.
E) o início de uma nova perspectiva de educação inclusiva, que teve como fruto a Declaração de Salamanca, demandando educação como direito de todos e que salas de aula sejam diversificadas.
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