PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
Considerando-se as contribuições de Mazzotta (2011), em seu livro Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas, assinale a alternativa correta.
A) A trajetória da Educação Especial no Brasil sempre se desenvolveu com o equilíbrio das iniciativas oficiais e particulares integradas e articuladas às políticas públicas de educação.
B) A política em Educação Especial no Brasil caracteriza-se pela ênfase no atendimento segregado em instituições especializadas particulares em detrimento do atendimento educacional inclusivo nas escolas públicas.
C) O modelo de atendimento na Educação Especial, desde os primórdios, é o da educação para todos, premissa básica do liberalismo, que sustentou as tendências abolicionistas e republicanas.
D) A partir dos anos de 2000, o ensino regular apresentou um aumento de matrículas de alunos especiais, predominantemente alunos com surdez e baixa visão nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
E) O modelo de atendimento na Educação Especial é o pedagógico, desde a Constituição de 1821, com ênfase no desenvolvimento do aluno a partir de suas limitações em virtude da deficiência.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 188
Vamos para o Anterior: Exercício 186
Tente Este: Exercício 93
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia