PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
“Sou mãe de uma menina com 5 anos, diagnosticada com autismo. Mudamos de bairro e procurei a escola de Edu cação Infantil mais próxima para realizar sua transferência. Fui muito bem atendida e orientada na secretaria da escola, assim combinamos que, antes de começarem as aulas, levaria minha filha para conhecer a nova escola.
Para minha surpresa, quando cheguei na escola com mi nha filha, o tratamento mudou, negaram que tinham con dições de recebê-la como aluna e não tentaram nenhum contato com ela. Fiquei muito chateada, decepcionada e, quando ganhei forças, questionei o motivo de mudança de postura da escola. Explicaram que minha filha era muito grande para 5 anos, que causaria problemas na turma, mas que não era um problema do diagnóstico e até me indicaram uma escola só para autistas no próprio bairro.”
Com base nas contribuições do documento Política Na- cional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, assinale a alternativa correta que apresenta pon deração a ser apresentada à mãe na busca da escola para a filha com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A) A ausência de contato na escola com a criança revela respeito, pois toda pessoa com TEA apresenta dificul dade de contato físico, de concentração, com sons altos e outros.
B) A matrícula de aluno com necessidades educacionais especiais na escola deve atender ao pré-requisito essencial: laudo de médico descritivo do quadro da criança.
C) A escola deve se organizar para o atendimento de todos os educandos com necessidades educacio nais especiais e assegurar a qualidade da educação.
D) A escola necessita de um tempo para oferecer as condições de atendimento ao aluno com TEA, o que tem se tornado um problema com a má-formação dos professores.
E) O atendimento educacional de alunos com TEA, quando realizado de forma mais isolada, impulsio na o desenvolvimento e permite o ingresso na sala comum.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 260
Vamos para o Anterior: Exercício 258
Tente Este: Exercício 93
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia