PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
Em uma escola da Rede Municipal de Educação de Campinas, foi matriculado um aluno com deficiência física, cadeirante. De início, educadores e equipe gestora ficaram apreensivos por não se considerarem aptos a atender o aluno na sala comum. No entanto, a Unidade Educacional, de acordo com Portaria SME n o69/2018 (Regimento Escolar Comum da Rede Municipal de Ensino de Campinas) e com o apoio das instâncias competentes da SME, deve organizar, de acordo com as necessidades do aluno, dentre outras ações:
A) um auxiliar de classe; apoio para higiene e alimentação; atendimento educacional especializado; atendimento em escola especial; articulação com a rede de apoio local; transporte adaptado para as atividades extras.
B) recursos de comunicação alternativa; transporte adaptado; alimentação pastosa; apoio em orientação e mobilidade; articulação com a rede de proteção do território de moradia do aluno; metodologias ativas e ensino híbrido e oferta do AEE.
C) a adaptação curricular; modificação da estrutura da edificação; rampas e corrimãos; língua de sinais; apoio para locomoção e higiene; articulação com os centros de saúde locais e instituições de educação especial para AEE.
D) apoio às atividades escolares, de alimentação e locomoção; adaptação curricular; comunicação alternativa com uso de calendários; atendimento em contra-turno escolar em instituição especializada; tecnologia assistiva.
E) apoio às atividades escolares, de alimentação, higiene e locomoção; oferta do AEE; flexibilização e adaptação do currículo, respeitadas as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica; articulação das políticas públicas intersetoriais.
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